Sugestões de leitura


Abaixo se encontra a relação bibliográfica que traz a fundamentação teórica do PIBID História coordenado pela professora Maria Lima:


BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O que é disciplina escolar? In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009 (capítulo I – pp. 31 a 56). 

CAIMI, Flávia. História escolar e memória coletiva: Como se ensina? Como se aprende? In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (orgs). A escrita da história escolar: Memórias e historiografia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009.

  
CAIMI, Flávia. Contextos discursivos sobre formação de professores e ensino de história Aprendendo a ser professor de História. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2008 (Capítulo II - pp. 81 a 114). 

CERRI, L. F. O historiador na reflexão didática. Revista História & Ensino, Londrina, v. 19, n. 1, p. 27-47, jan./jun. 2013

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, 1990, p. 177-229

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.


GÓMEZ, A. I. Pérez. As funções sociais da escola: Da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.


LA TAILLE, Ives de. Limites: três dimensões educacionais. São Paulo: Ática, 2006.


MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática. Curitiba: Ibpex, 2008.

MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Maud X, 2007.


MONTEIRO, Ana Maria & PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 191-211, jan./abr., 2011.


OLIVEIRA, Marta Kohl De. Pensar a educação – contribuições de Vygotsky . In: CASTORINA, José Antonio; FERREIRO, Emilia; LENER, Delia e OLIVEIRA, Marta Kohl. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2003. 


OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky – Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993 (capítulos I, II e III – pp. 17 a 54).


PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. 

PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. In: Revista Educar, Curitiba, Especial, p. 191-218, 2006. Editora UFPR

ROCHA, H. A. B.; REZNIK, L. & MAGALHÃES, M. de S. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009


VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (capítulos 5, 6 e 7 – pp. 45 a 132).


ZABALA, Antoni. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. In: A prática educativa – Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 


WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário