O projeto da equipe coordenada pela professora Maria Lima está
estruturado em quatro eixos básicos:
A.
No contexto do
enfrentamento de situações-problema, possibilitar a ressignificação de
conteúdos conceituais trabalhados ao longo do curso de graduação em contextos
de ensino, articulando conhecimentos provenientes da ciência de referência
àqueles produzidos no âmbito da escola (saberes históricos escolares) e às
reais necessidades cotidianas dos docentes em serviço.;
B.
Promoção do
desenvolvimento de competências relacionadas à docência no que diz respeito ao
saber planejar, saber avaliar, saber gerenciar e ao saber ensinar conteúdos da
área de História em diálogo com outras áreas de conhecimento;
C.
Incremento das
competências leitora e escritora dos acadêmicos bolsistas envolvidos, a fim de,
simultaneamente e na perspectiva da homologia dos processos, constituam um
repertório que possa apoiar, em sua futura vida profissional, o investimento no
aumento do grau de letramento de seus alunos como algo associado
intrinsecamente ao ensino dos conteúdos específicos da disciplina de História;
D.
Promoção de
contato contínuo com a ampla bibliografia produzida no campo de pesquisa de
ensino de História na atualidade, incentivando comportamentos de valorização do
estudo e investigação sistemática da prática docente em sala de aula como uma
das formas de potencializar as aprendizagens de seus alunos.
Para os acadêmicos bolsistas, temos como objetivos:
1. Compreender
aspectos que envolvem o cotidiano da preparação de aulas de História tanto no
ensino superior, quanto na Educação Básica, pelo acompanhamento e apoio ao
planejamento das regências.
2. Ampliar
seu repertório de estratégias didáticas e formas de avaliação da aprendizagem
do desenvolvimento do pensamento histórico.
3. Aprofundar
as reflexões em torno da temática da formação de professores e do ensino de
História.
4. Desenvolver
competências leitora e escritora pela produção de textos em diferentes
situações comunicativas.
5. Desenvolver
competências de trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário